Em um dia histórico para a mobilidade urbana da capital baiana, o senador Jaques Wagner acompanhou, nesta sexta-feira (19), a primeira viagem teste do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O trajeto, realizado entre os bairros da Calçada e Lobato, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, simbolizando o alinhamento entre as esferas estadual e federal.
Durante o percurso, o senador destacou que a entrega deste novo modal faz parte de um projeto contínuo de transformação proporcionado pelas gestões petistas no estado. “Desde que assumimos a gestão aqui na Bahia, essa tem sido a nossa principal missão: cuidar das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam, e melhorar a vida das famílias baianas. Tudo isso sob a liderança do presidente Lula e, aqui na Bahia, com o comando firme do governador Jerônimo”, afirmou Wagner.
Integração e Desenvolvimento
Para Wagner, o VLT representa o segundo pilar de uma revolução no transporte público que teve início durante sua gestão como governador, em 2014, com a implantação do Metrô: “Aquilo representou uma revolução na mobilidade e agora estamos trabalhando neste projeto do VLT. Juntos, os dois modais totalizarão cerca de 80 km de extensão, interligando diversas áreas de Salvador e região metropolitana”, pontuou o Líder do Governo no Senado.
Laços com o Subúrbio
A visita teve ainda um tom emocional para o senador, que relembrou sua chegada ao estado décadas atrás. “Tem uma curiosidade: a minha primeira casa própria foi no bairro de Itacaranha e a minha primeira morada ao chegar na Bahia, há 51 anos, em 1974, foi em uma pensão aqui na Calçada. Então, sinto que estou revivendo a minha trajetória aqui”, compartilhou.
Segundo Wagner, o impacto para os moradores do Subúrbio Ferroviário será imediato. “O novo VLT, com equipamentos modernos e confortáveis, elevará a autoestima da população, facilitando o deslocamento diário de milhares de baianos e baianas”
Eficiência na Gestão Pública
O senador também fez questão de parabenizar a condução técnica e política do governador Jerônimo Rodrigues, que viabilizou a aquisição dos trens de forma estratégica. “Conseguimos executá-la com custos reduzidos através de negociações com o Estado de Mato Grosso, que disponibilizou os equipamentos, e com o apoio dos Tribunais de Contas da União, do Mato Grosso e da Bahia. Dessa forma, conseguimos equipamentos novos a preços acessíveis e em um prazo menor do que seria possível”, explicou.
Sobre o VLT de Salvador
Com 43,31 quilômetros de extensão, distribuídos em três trechos, integrando o Subúrbio Ferroviário a outras regiões da cidade e da Região Metropolitana. Com investimento total de R$ 5,4 bilhões, o projeto se consolida como uma das maiores obras de mobilidade urbana do Brasil. A iniciativa também deve gerar empregos, estimular a economia local e valorizar áreas ao longo de todo o traçado.
Foto: Paula Fróes / JW








