A presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputada Tia Ju (Republicanos-RJ) falou, em durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), sobre temas de repercussão nacional que vem sendo debatidos pelos deputados estaduais durante os encontros da entidade.
Entre os assuntos que ganharam ampla repercussão na imprensa nacional está o tema ‘adultização infantil’ que foi denunciado pelo influencer Felca. “Essa é uma pauta antiga da Unale. Já vínhamos provocando o Congresso, alertando sobre esse tema e inclusive aprovando leis em vários estados. Mas, infelizmente, não fomos ouvidos. Foi preciso a repercussão nas redes sociais para que o assunto tivesse atenção. Isso não diminui a importância do que já fizemos, pelo contrário, reforça nossa luta”, afirmou.
Outro assunto que ela elencou como de grande interesse dos legisladores diz respeito à redistribuição do número de cadeiras de deputados federais e estaduais em relação à população de cada unidade da federação como consequência dos resultados do último Censo do IBGE, que é o conjunto de pesquisas e levantamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para coletar informações sobre a população e o território do Brasil.
Segundo Tia Ju, os dados apresentam distorções que prejudicam os estados da Bahia e do Rio de Janeiro. “É muito discrepante dizer que esses estados perderam população. O levantamento deixou lacunas enormes. Não podemos aceitar a diminuição de cadeiras com base em um censo falho. A Unale já está dialogando com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para que esse debate seja pautado de imediato”, adiantou.
Foto: Política em Off