Teve início nesta segunda-feira (22) a edição 2025 da Semana Nacional de Redução de Desastres, que tem como proposta ampliar a percepção do risco por parte das comunidades mais vulneráveis, especialmente frente a desastres naturais, intensificados pelas mudanças climáticas, além de capacitar a sociedade para a ação e prevenção. A abertura oficial aconteceu no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos. Com o tema “Gestão Integrada de Risco e Adaptação às Mudanças Climáticas”, a programação segue até sexta-feira (25).
Durante a solenidade de abertura, a vice-prefeita Ana Paula Matos ressaltou a relevância do encontro: “Estamos aqui, enquanto serviço público, para servir e diminuir a dor dos que mais precisam. Este é um momento fundamental para refletirmos e atuarmos de forma integrada na construção de um Salvador mais segura e resiliente. Temos avançado com políticas públicas e ações concretas que envolvem a gestão do risco, mas sabemos que o enfrentamento às mudanças climáticas exige também educação, conscientização e participação da comunidade. Só assim poderemos proteger vidas e preparar nossa cidade para os desafios que virão”, destacou.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, lembrou que a Semana Nacional tem o objetivo de alertar a população e os órgãos do Sistema de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) para a importância da prevenção e da mitigação de desastres: “De nossa parte, estamos aqui para lidar com esses problemas. Entre as gestões de ACM Neto e do atual prefeito Bruno Reis, Salvador vem se preparando com contenção de encostas, implantação de geomantas, mais equipamentos de monitoramento e alerta, além de se notabilizar por essa união com a sociedade. Por meio da formação de pares, capacitamos jovens nas escolas, moradores de áreas de risco, profissionais e voluntários, fortalecendo uma rede de apoio que torna a cidade cada vez mais resiliente”, afirmou.
A programação da Semana Nacional de Redução de Desastres inclui atividades educativas da Defesa Civil voltadas à promoção da percepção e prevenção de riscos nas comunidades como capacitações sobre os impactos do racismo ambiental, formação de servidores da Secretaria Municipal de Educação em noções de Proteção e Defesa Civil e oficinas com defesas civis municipais no Programa de Planejamento em Estruturação de Defesa Civil (PPDEC). O encerramento contará com o evento “Calor Extremo e Saúde nas Cidades”, com a participação de representantes da CASD (Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres), presidida pelo prefeito Bruno Reis, da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).
Foto: Ascom Codesal








