Entusiasmado com a possibilidade de disputar a eleição para deputado federal em 2026, o deputado estadual Roberto Carlos (PV) admitiu ter recebido o convite do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, para retornar à legenda.
Com o rompimento do PDT com o governo Lula, a decisão acabou tomando um novo contorno. Nesta terça-feira (06), o líder do partido na Câmara dos Deputados, deputado federal Mário Heringer (MG), explicou que o fim da parceria foi motivado pelo episódio de desvios de recursos dos aposentados do INSS, que culminou na demissão do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Com isso, os pessedistas passarão a adotar uma postura de “independência” ao Palácio do Planalto.
Ao Política em Off, Roberto Carlos disse que a notícia do desembarque do PDT do ninho petista o “pegou de surpresa”.
“Eu fui pego de surpresa porque eu tinha recentemente conversado com Carlos Lupi, que é o presidente do PDT, e ele me disse que estava tudo certo, tanto com o governo federal, que a saída dele [do Ministério da Previdência] foi uma saída combinada com o próprio presidente Lula”, contou. O deputado reconheceu que com o novo cenário desenhado, o seu retorno à legenda “ficará mais difícil”, mas foi cauteloso ao adiantar que “vai esperar o que vai acontecer”.
“Eu estou confortável no PV. Não estava buscando uma saída para o PDT, mas de qualquer forma mexe com a minha emoção e com o meu coração porque eu tinha 32 anos no PDT, mas vamos ver o que vai acontecer a partir de agora, se vai retornar ou não para a base aliada do governo federal”, frisou.
Ainda de acordo com Roberto Carlos existe um pleito em Juazeiro, seu principal reduto eleitoral, para que a região volte a ter um representante na Câmara dos Deputados. Nos tempos áureos, Juazeiro chegou a ter quatro deputados federais; hoje, não tem nenhum.
“Eu também não ia participar de uma eleição para federal numa aventura, tem que ter uma conversa com a minha base, com o prefeito Andrei de Juazeiro, que quer muito que eu saia candidato a deputado federal. Não só ele, mas a região quer”, frisou.
Foto: Política em Off