A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD), reuniu a imprensa no tradicional almoço de final de ano, nesta quarta-feira (10). Repórteres e apresentadores de diversos veículos da capital baiana e do interior do Estado participaram do encontro, que também contou com a presença de membros do Comitê de Imprensa da Casa.
No encontro, a presidente destacou os desafios enfrentados no seu primeiro ano de gestão. Além de lembrar a perda dos pais em dezembro de 2024, dois meses antes de assumir a cadeira, em fevereiro de 2025, a chefe do Parlamento estadual também reforçou a importância da parceria com a imprensa.
“Quando cheguei à presidência da ALBA fiz questão de dizer a vocês: aqui começa uma parceria. Nunca precisei pedir para alguém falar ou deixar de falar algo. Sempre dei total liberdade à imprensa”, afirmou. A deputada também agradeceu a convivência diária e pontuou: “Vocês têm sido parceiros, amigos, leais. Muitas vezes me orientaram e sempre puderam noticiar com liberdade”.
Outro ponto abordado por Ivana Bastos foram as reformas estruturais realizadas na Assembleia, a exemplo do Salão Nobre e Plenarinho, com a troca de carpetes, nova iluminação, melhorias tecnológicas e solução de vazamentos.

Balanço
A presidente adiantou que parte do relatório final será divulgado ao término do ano legislativo. Em 2025, o plenário realizou 21 sessões, apreciou 224 proposições, incluindo 42 projetos do Executivo, 163 de parlamentares e 59 resoluções e homenagens.
Entre os destaques, ela citou a reorganização da Polícia Militar, avanços na política de alternativas penais e reajustes de servidores. “Foi um ano de muita entrega. Valorizamos o protagonismo dos deputados e o serviço ao cidadão”, afirmou.
Ivana ressaltou a criação do Colegiado de Líderes, que reúne mensalmente representantes de todos os partidos para definir prioridades de votação.
“Independente de oposição ou situação, todos sentam, apresentam projetos e encaminham para votação. Isso tem dado muito resultado”, disse.
A presidente lembrou ainda que 2026 é um ano eleitoral e cobrou assiduidade dos parlamentares: “Deputado que faltar a duas sessões nas comissões seguidas, sem justa causa, vamos ter que trocar. A produtividade não pode cair, mesmo em ano de eleição”.

Fotos: Sandra Travassos / Presidência ALBA








