Durante sua posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Gildásio Penedo destacou, nesta terça-feira (6), que a Corte continuará atenta a temas sensíveis que têm gerado críticas ao governo do Estado, como o alto volume de empréstimos contratados e o aumento da fila da regulação na saúde.
Em entrevista à imprensa, Penedo explicou que essas matérias já fazem parte do acompanhamento rotineiro do tribunal sendo alvo, inclusive, de auditoria.
O presidente também confirmou que o TCE seguirá acompanhando de perto a execução da obra da Ponte Salvador–Itaparica e lembrou que o tribunal teve papel relevante no processo de conciliação que viabilizou a repactuação do contrato da obra e garantiu que o acompanhamento será contínuo, inclusive com equipes técnicas em campo.
“O TCE continuará cumprindo o papel de controle das contas públicas, orientação aos gestores e colaboração com a administração estadual, mas sempre com o distanciamento necessário para que as decisões políticas sejam tomadas exclusivamente pela população. Aqui não pode haver contaminações políticas. O tribunal decide tecnicamente, e quem decide politicamente é o povo”, frisou.
Foto: Política em Off








