O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde para que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), dispute uma das duas vagas para o Senado Federal que serão abertas na eleição de 2026.
Em entrevista à rádio Baiana FM, nesta quarta-feira (08), Rui Costa sinalizou que já conversou com o presidente Lula sobre o assunto e que jantou, em Brasília, com os caciques do PSD, os senadores Angelo Coronel e Otto Alencar.
Em entrevista às rádios Piatã FM e Salvador FM, na manhã desta quinta-feira (09), Lula elogiou publicamente o ministro e ex-governador da Bahia, Rui Costa, exaltou sua importância política e deixou aberta a possibilidade de o baiano disputar uma vaga no Senado ano que vem.
“Dos ministros importantes, o Rui é um dos que eu não gostaria que deixasse o governo. Mas eu também não tenho o direito de exigir sacrifício de um ministro que tem possibilidade de se eleger. Quem quiser ser candidato será liberado. Eu não vou impedir o crescimento e o surgimento de novas lideranças no Brasil, porque o Brasil está precisando muito”, declarou o presidente.
Vale lembrar que o projeto de Rui Costa ameaça o senador Angelo Coronel, candidato natural à reeleição, que pode ser alijado da chapa majoritária do governador Jerônimo Rodrigues (PT). De acordo com Lula, o pessedista “nos ajuda em muita coisa também”, em referência ao papel de Coronel para o grupo político.
“O Rui é uma liderança extraordinária na Bahia, você sabe a qualidade do Rui Costa, você sabe a qualidade do Jacu D’água. Eu ainda tenho o privilégio de ter o Otto do meu lado, ainda tenho o Coronel que nos ajuda em muita coisa também. Essa construção política na Bahia é muito boa”, afirmou o presidente.
Foto: Ricardo Stuckert/PR








