O deputado federal João Leão (PP) criticou, em suas redes sociais, a polarização entre ricos e pobres que têm norteado o debate em torno da derrubada do decreto presidencial que aumentava a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
O deputado, que defende uma “taxação justa”, também criticou a tentativa de dividir a população entre classes sociais. “Ninguém quer ser taxado. O que se quer é uma taxação justa. O seu direito vai até onde encontra o meu direito”, disse.
Ainda de acordo com o ex-aliado do PT na Bahia, houve um abalo nas relações entre governo e Congresso após o episódio da derrubada do IOF, que representa a maior derrota do governo Lula até então. “Se diz que a derrubada do IOF é inconstitucional. Ora, se o Congresso derrubou, é porque tinha legalidade constitucional de derrubar. Em síntese, deixou de ser inconstitucional”, frisou.
João Leão ainda foi bastante incisivo ao comentar o uso de narrativas que colocam ricos contra pobres no debate tributário. “O direito do Governo vai até onde encontra o direito do Povo. Seja rico, de classe média ou pobre. Não é incentivando guerra entre ricos e pobres que vai se resolver o problema”, escreveu.
Foto: Reprodução/Facebook/João Leão