O vereador Professor Hamilton Assis (PSOL) esteve presente, no domingo (21), no protesto realizado em Salvador contra a chamada PEC da Blindagem e contra o projeto de anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A manifestação reuniu artistas, movimentos sociais e políticos em frente ao Cristo da Barra e seguiu em caminhada com um trio elétrico.
Durante o ato, Hamilton Assis destacou a gravidade das duas propostas em debate no Congresso Nacional. “A chamada PEC da Blindagem é, na verdade, uma PEC da impunidade, que busca blindar parlamentares de investigações e processos, criando privilégios inaceitáveis. Já o projeto de anistia aos golpistas do 8 de janeiro significa desrespeitar a decisão do Supremo e colocar em risco o Estado Democrático de Direito. Nossa posição é clara: sem anistia para quem atentou contra a democracia e sem blindagem para quem deveria ser fiscalizado pelo povo”, afirmou Hamilton.
O vereador destacou a participação da cantora Daniela Mercury, dos atores Wagner Moura e Nanda Costa, além da percussionista Lan Lanh e do cantor Baco Exu do Blues, “que se somaram às vozes em defesa da democracia e contra a tentativa de retrocesso institucional”. Manifestantes levantaram cartazes e entoaram palavras de ordem como “sem anistia”, repudiando a manobra da Câmara dos Deputados, que aprovou a urgência para acelerar a votação do projeto de anistia, como diz Hamilton.
Vigilância
O vereador reforçou que seguirá mobilizado junto a movimentos populares, partidos de esquerda e a sociedade civil para barrar retrocessos. “Estamos vivendo um momento decisivo. A democracia brasileira precisa de vigilância e luta permanente. Salvador deu hoje um recado importante ao país, o de que não aceitaremos conchavos que protejam corruptos e golpistas”, concluiu Hamilton Assis.
Por todo o Brasil e até em cidades do exterior, atos simultâneos reuniram milhares de manifestantes contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia. Para o vereador Hamilton, a população mandou uma mensagem muito nítida: “No começo de setembro, vimos pessoas que se dizem patriotas com bandeira dos EUA querendo anistia para golpistas e agora, nós que somos os verdadeiros defensores da nossa pátria, levamos a bandeira do Brasil para dizer que não aceitaremos retrocesso, nem pressão dos Estados Unidos que chantageiam com tarifas absurdas o nosso Brasil”.
Foto: Assessoria do vereador








