Felipe Duarte pede “bom senso” do PP na liberação dos deputados que são contra federação com o União Brasil

Felipe Duarte pede “bom senso” do PP na liberação dos deputados que são contra federação com o União Brasil

Com a federação entre o União Brasil e o PP já consolidada, o deputado estadual Felipe Duarte (PP) confirmou que permanecerá na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pediu “bom senso” à direção estadual do PP para que os deputados que têm uma posição contrária à federação, como é o caso dele, sejam liberados para mudar de partido antes do período estipulado pela Justiça Eleitoral conhecido como “janela partidária” que, em 2026, ocorrerá entre os meses de março e abril. Quando a mudança é feita antes deste período, o parlamentar corre o risco de sofrer um processo na Justiça Eleitoral que pode culminar na perda do mandato.

Em entrevista ao Política em Off, Felipe Duarte revelou que seguirá para o Avante, liderado na Bahia pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto. Ele afirmou que já comunicou sua decisão ao presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte Júnior. “Eu acho que o partido não pode segurar ninguém, eu já pedi que liberasse a minha saída do partido, estou aguardando a posição do presidente Mário Júnior para que eu possa tomar minha decisão e caminhar a minha vida”, afirmou.

A federação entre o União Brasil e o PP, oficializada na última terça-feira (29), deu origem a União Progressista, que será responsável pela maior bancada da Câmara, com 109 deputados federais, e a segunda maior no Senado, com 14 senadores. Além disso, o grupo reunirá 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores em todo o Brasil.

Novo partido

Sobre o Avante, sua nova casa, Felipe Duarte explicou que a escolha foi motivada pela relação pessoal com o presidente da legenda, Ronaldo Carletto.

“Acho que é do conhecimento de todos a minha relação com o deputado Ronaldo Carletto. Eu tenho uma relação muito próxima, ajudei, inclusive, a construir essa fortaleza que virou o Avante, com 68 prefeitos, quase 500 vereadores, mas outros tantos vice-prefeitos e quando eu entro no Avante, eu me sinto em casa”.

Foto: Política em Off

Marcado: