O senador Jaques Wagner (PT-BA) participou, nesta quinta-feira (9), ao lado do presidente Lula, de um evento para marcar a retomada dos investimentos na indústria naval da Bahia e das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen). O anúncio foi realizado no Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe.
“Tinham matado a indústria naval brasileira, e esse senhor chamado Luiz Inácio Lula da Silva, quando virou presidente do Brasil, disse que nós precisávamos reconstruí-la. Na época, com o pré-sal, sabíamos que teríamos de contratar muitas plataformas e muitos navios de apoio. E o presidente disse: ‘vai custar um pouco mais caro para a Petrobras, mas quem manda na empresa é a sociedade brasileira. Vai custar mais caro, mas eu vou trazer de novo para o Brasil a tecnologia e a indústria naval brasileira’”, destacou o senador.
Wagner lembrou que o presidente Lula está mais uma vez trabalhando para trazer de volta a tecnologia, o emprego e a esperança para o povo brasileiro. “Assisti aqui aos depoimentos de companheiros e companheiras sobre a tristeza que foi quando os irresponsáveis que assumiram o governo brasileiro mandaram fechar o sonho de vocês, o sonho de Maragogipe, o sonho de muitos brasileiros e brasileiras espalhados Brasil afora, em cada um dos estaleiros. Mas estamos replantando a esperança”, comemorou.
Ao final de sua fala, o senador destacou o simbolismo do reencontro entre Lula e os trabalhadores da indústria naval. “Essa história foi construída pela determinação de um homem que, ao chegar à Presidência, não esqueceu sua origem de nordestino e de trabalhador metalúrgico. Ele sabia que o mais importante era trazer tecnologia, emprego, prosperidade e cidadania”, concluiu Wagner.
O Estaleiro Enseada está retomando suas atividades com a construção de seis embarcações para a Petrobras. Serão quase R$ 3 bilhões de investimentos e aproximadamente 6,7 mil empregos gerados.
Foto: Paula Fróes / Divulgação Jaques Wagner








