O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, foi homenageado, nesta segunda-feira (29), com a Medalha Exército Brasileiro, em solenidade realizada no quartel da Mouraria, em Salvador. Acompanhado de familiares e amigos, o gestor recebeu uma das mais relevantes distinções concedidas pela Força Terrestre a civis e militares que prestam serviços de destaque à instituição e à sociedade.
Em seu discurso, o comandante da 6ª Região Militar, general André Luiz Aguiar Ribeiro, ressaltou a atuação de Sosthenes Macêdo e a parceria com o Comando da 6ª RM em diversas iniciativas conjuntas, como a demolição de imóveis em risco, a realização de palestras, o apoio a vítimas de desastres, a recuperação de áreas urbanas e a interlocução institucional.
Segundo o general, “a homenagem simboliza não apenas o reconhecimento pessoal a Sosthenes, mas também a cooperação sólida entre a Codesal e a 6ª RM. No contexto das comemorações dos 204 anos da 6ª Região Militar, a cerimônia representa gratidão e celebração dessa parceria em prol da sociedade e da preservação do patrimônio público.”
Ao agradecer a honraria, Macêdo afirmou: “Senti-me extremamente feliz, lisonjeado e agradecido ao comandante da 6ª Região Militar, general Ribeiro, pela indicação. Essa ligação com o Exército também remete à minha convivência com meu avô, Sosthenes Macêdo, que serviu aqui como major médico. Esse reconhecimento não é apenas pessoal, mas de toda a equipe da Codesal e do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que trabalha incansavelmente para proteger vidas e servir à população.”
A Medalha Exército Brasileiro tem como finalidade distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, bem como militares da Marinha, da Aeronáutica, das Forças Auxiliares e de organizações militares, que tenham praticado ação destacada ou prestado serviços relevantes em prol do Exército e da sociedade.
Estiveram presentes à solenidade, o presidente do Tribunal de Contas da Bahia, conselheiro Marcos Presídio; o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Gustavo Calero Garriga Pires; o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, Vagner Gomes da Silva; o presidente da Desal, Virgílio Daltro; o diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães; e o supervisor da Guarda Municipal, Jacson dos Santos, entre outros.
Foto: Ascom Codesal








