Comissão de Infraestrutura celebra retomada de investimentos no Estaleiro Enseada, em Maragogipe

Comissão de Infraestrutura celebra retomada de investimentos no Estaleiro Enseada, em Maragogipe

Deputados da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) celebraram, na reunião desta terça-feira (7), o anúncio da vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Bahia, na quinta-feira (09), para autorizar investimentos de R$ 3 bilhões no Estaleiro Enseada, em Maragogipe.

O presidente do colegiado, deputado Eduardo Salles (PP), destacou que o investimento gerará 1.500 empregos diretos e 4.500 indiretos. Ele ressaltou a conquista como fruto do trabalho da comissão, que realizou audiência pública para discutir a retomada do estaleiro com representantes da Transpreto, Petrobras, Estaleiro Enseada e da Casa Civil do governo do Estado.

“Vamos reaquecer a economia de Maragogipe, que, ao longo dos anos, sofreu um caos social devido à paralisação do estaleiro provocada pela Operação Lava Jato. É uma grande vitória da nossa comissão, e é importante agradecer à presidente Ivana Bastos. Cada conquista como esta nos realiza como deputados que têm acompanhado de perto temas de relevância nacional”, comemorou Eduardo Salles.

O deputado Pedro Tavares (União Brazil) reforçou a importância dos investimentos em Maragogipe, destacando que a paralisação anterior impactou toda a região, com abandono da infraestrutura, de imóveis, hotéis, restaurantes e outros comércios construídos para dar suporte ao empreendimento.

Ele também informou sobre uma audiência pública na Câmara Municipal de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, para debater a desvalorização do cacau e os desafios da produção cacaueira, ressaltando que a importação da commodity provoca queda nos preços e preocupa com questões fitossanitárias.

Tavares cobrou ainda do governo do Estado a continuidade das obras na orla sul de Ilhéus, atualmente paralisadas. O presidente Eduardo Salles sugeriu uma reunião com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para acompanhar o andamento da obra, e o deputado Marcone Amaral (PSD) propôs que o encontro também trate de outras obras rodoviárias na região.

Descanso para caminhoneiros

O deputado Raimundinho da JR (PL) trouxe à pauta a falta de locais de descanso para caminhoneiros, que estariam sendo expulsos de postos de combustíveis caso não abasteçam. Ele solicitou ao governo federal condições para que os trabalhadores cumpram a Lei do Descanso (Lei 13.103/2015), que prevê 11 horas de descanso a cada 24 horas, além de pausas obrigatórias de 30 minutos a cada 5 horas e 30 minutos de direção ininterrupta.

Raimundinho da JR também cobrou melhorias nas estradas vicinais usadas como desvio da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, interditada para veículos pesados, lembrando que o DNIT não cumpriu promessas de reduzir a precariedade das rodovias, principalmente em períodos de chuva.

A paralisação das obras do Porto Sul, em Ilhéus, também foi debatida. Pedro Tavares lembrou que a obra está parada há 15 anos, e o deputado Marcone Amaral (PSD) destacou que duas empresas, Vale e Brasil Iron, demonstraram interesse na aquisição da Bahia Mineração (Bamin), responsável pela Ferrovia Leste-Oeste e pelo porto. Segundo ele, o Ministério dos Transportes está articulando a negociação para permitir a retomada das obras com novos investimentos.

Ainda na reunião, foram distribuídos para relatoria dois projetos de lei de autoria de Pedro Tavares: o PL 20.056/2012, que proíbe a cobrança pelo uso do SAC por telefone por empresas prestadoras de bens ou serviços aos consumidores, ficou sob relatoria de Raimundinho da JR (PL); e o PL 21.588/2015, que obriga a colocação de aviso de advertência em elevadores de edifícios públicos e privados, foi entregue a Marcone Amaral.

Foto: NeuzaCostaMenezes/AgênciaALBA

Marcado: