A Defesa Civil de Salvador (Codesal) participou nesta segunda-feira (15) da reunião preparatória para a instalação do Centro de Comando de Operações da Prefeitura de Salvador (CCO), equipamento estratégico gerido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). O centro integra o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) e tem como objetivo unificar dados e informações dos órgãos municipais para aprimorar a gestão da cidade.
Batizado de “Observatório Inteligente”, o CCO está sendo construído no Alto do Cabrito, no bairro do Lobato. O equipamento irá concentrar, em um único ambiente, dados operacionais de diversos órgãos municipais, como Defesa Civil, Samu, Transalvador, Guarda Municipal, Ordem Pública, Iluminação Pública e áreas de Mobilidade, permitindo uma atuação integrada, com decisões mais rápidas e eficazes, especialmente em situações de crise.
Durante o encontro, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que a implantação do CCO está alinhada às políticas públicas adotadas pela gestão municipal nos últimos anos, com foco na ampliação do uso de inteligência, tecnologia e dados na administração pública.
Segundo Macêdo, experiências bem-sucedidas em outras capitais, como o Centro de Operações Rio (COR), serviram de referência para o projeto em Salvador. Ele ressaltou ainda a parceria histórica da Codesal com centros de monitoramento de outras cidades, especialmente por meio do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), considerado referência nacional.
“O CCO representa a consolidação de uma estratégia colegiada entre diversos órgãos que já atuam com tecnologia e informação na cidade, à exemplo da Defesa Civil de Salvdor, sob a coordenação da Semit”, afirmou.
A Codesal participou da agenda com uma equipe técnica formada pela coordenadora do Cemadec, Alana Matos, engenheira civil e de segurança, acompanhada de engenheiros eletricistas e especialistas da área, além do coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Codesal, Lucas Pimentel, e sua equipe de programadores e desenvolvedores.
Macêdo destacou ainda a importância da participação da Marinha do Brasil no projeto, considerando o caráter costeiro de Salvador, a exemplo do que ocorre no Centro de Operações do Rio de Janeiro.
Ao final, o diretor-geral da Codesal parabenizou o prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos, o secretário da Semit, Alberto Braga, e todos os envolvidos pela iniciativa, ressaltando que o CCO irá potencializar os serviços públicos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
Foto: Ascom Codesal /Divulgação








