Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça transferem sede para Cachoeira pela 1ª vez

Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça transferem sede para Cachoeira pela 1ª vez

A cidade de Cachoeira, a terra-mãe da liberdade no Recôncavo, viveu nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, mais um dia especial em sua rica história, marcada por um passado de lutas na resistência contra as tropas portuguesas do general Madeira de Melo. Foi nesta data, exatamente há 204 anos, que ocorreu o Levante do Povo de Cachoeira, considerado o marco inicial da guerra da Independência da Bahia. Reconhecendo este papel decisivo de protagonismo da população cachoeirana, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça se somaram ao Governo do Estado, que há 19 anos realiza a transferência da sede do Executivo para a cidade.

“Este dia tem uma imensa grandeza. Pela primeira vez, em 192 anos de sua história, o Poder Legislativo transfere simbolicamente sua sede para esta terra de tantos atos de bravura, ampliando a reverência institucional a este berço da liberdade baiana. A Assembleia vem a Cachoeira porque sabe que sua força nasce do povo”, destacou a presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos. A parlamentar parabenizou o governador Jerônimo Rodrigues por manter viva essa tradição cívica. “Governar a Bahia é também honrar a sua história, valorizar os seus símbolos e reconhecer a força dos territórios que ajudam a construir a liberdade de nosso povo”, lembrou a chefe do Legislativo.

A transferência provisória foi formalizada por meio do Ato nº 041/2026, assinado pela presidente da Casa, um documento que está amparado pelo Regimento Interno e que também foi aprovado pelos deputados e deputadas, em sessão ocorrida no dia 28 de abril de 2026. “Desde o Governo Wagner, através da Lei Estadual nº 10.695/2007, o Executivo já faz simbolicamente a transferência de sua sede para Cachoeira. E agora, de forma harmônica, o Legislativo e o Judiciário se uniram também nesta iniciativa, reconhecendo a resistência histórica do povo de Cachoeira na consolidação da Independência”, explicou o governador Jerônimo Rodrigues.

Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA
Marcado: