ALBA renova acordo com Câmara de Caxias do Sul para uso do sistema AlbaVox

ALBA renova acordo com Câmara de Caxias do Sul para uso do sistema AlbaVox

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) renovou nesta terça-feira (30) o acordo de cooperação técnica com a Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS) para o uso do AlbaVox, plataforma que permite a divulgação quase em tempo real dos discursos feitos em plenário, em texto e vídeo. A nova etapa da parceria foi formalizada durante visita de uma comitiva da Câmara gaúcha à presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos (PSD).

“Quero agradecer, Lucas, dizer da nossa satisfação. Essa ferramenta do AlbaVox tem nos ajudado muito”, afirmou Ivana Bastos, ao receber o presidente do Legislativo caxiense, vereador Lucas Caregnato (PT). “Quando vem de uma Câmara de Vereadores, onde a política inicia, onde o contato com o povo começa, a gente precisa aplaudir. Então é Caxias do Sul, você como presidente da Câmara, fazendo história aqui nessa Bahia, através da Assembleia Legislativa”, completou Ivana.

Desenvolvido originalmente pelo corpo técnico da Câmara de Caxias do Sul, o sistema foi adotado pela ALBA em 2017, durante a gestão do então presidente Angelo Coronel (PSD). A plataforma, batizada de AlbaVox, passou a disponibilizar de forma simultânea e online conteúdos recortados de texto, imagem e voz dos discursos dos parlamentares nas sessões ordinárias do plenário. O AlbaVox pode ser acessado pelo portal da Assembleia Legislativa da Bahia.

Durante a visita à ALBA, Lucas Caregnato destacou o caráter democrático da tecnologia. “Na Câmara de Caxias, o nosso corpo técnico da Taquigrafia e da TI desenvolveu essa ferramenta para facilitar o acesso tanto na fala escrita quanto nos vídeos, gerando acessibilidade para os parlamentares e para a sociedade”, explicou. “Hoje, a Assembleia da Bahia utiliza essa ferramenta, e a gente está aqui para seguir esse termo de cooperação, disponibilizando essa parceria importante em tempos de inteligência artificial”.
Para Marilanja Pereira, gerente do setor de Taquigrafia da ALBA, o sistema é mais do que uma inovação técnica. “O AlbaVox entrega em quase tempo real o vídeo e o texto que os deputados podem divulgar nas suas redes sociais. Assim, a população sabe o que acontece na Assembleia Legislativa sem necessariamente estar presente no local”. Segundo ela, o processo é automatizado: ao subir à tribuna, o parlamentar tem sua fala gravada imediatamente, e em até duas horas o material já está disponível para publicação. “É a Assembleia indo também ao povo”, definiu.

O diretor legislativo da ALBA, Rodolfo Ferraz, também destacou o papel do AlbaVox como instrumento de aproximação entre o Parlamento e os eleitores. “É uma forma que os deputados podem usar essa tecnologia para se aproximar cada vez mais da população, para que ela acompanhe o dia a dia do parlamentar dentro da Assembleia Legislativa”, afirmou.

Rodolfo Ferraz ressaltou ainda a continuidade do investimento institucional na área: “A nossa presidente Ivana está dando prosseguimento a esse desenvolvimento tecnológico numa área tão importante como a taquigrafia. A Assembleia abraçou essa ideia e vem se desenvolvendo cada vez mais”.

Durante o encontro, Ivana Bastos recebeu convite para visitar a Câmara de Caxias do Sul no início do próximo mês. Segundo ela, a ALBA seguirá empenhada em manter ativa a cooperação. “Vamos continuar firmes nessa parceria do Sul com a Bahia”, declarou.

Foto: Vaner Casaes/ALBA 

Marcado: