O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, fez duras críticas ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), após declarações do gestor sobre o relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a respeito da ponte Salvador-Itaparica.
Segundo Neto, causa espanto o fato de o governador ter chamado de “fake” um estudo elaborado por uma das instituições mais respeitadas do país. O ex-prefeito lembrou que a Fipe foi contratada pelo próprio governo estadual, que desembolsou cerca de R$ 5 milhões para a realização da análise sobre a ponte Salvador-Itaparica.
“Vocês sabem o que o Jerônimo está chamando de fake? Um relatório da Fipe, uma das instituições mais respeitadas do Brasil. A Fipe foi contratada pelo próprio Governo da Bahia, que pagou R$5 milhões para avaliar o andamento da ponte Salvador-Itaparica. Quer dizer, eles pagam milhões por um estudo, recebem um relatório sério e quando não gostam do resultado dizem que é mentira”, disse Neto.
Durante o vídeo publicado em suas redes sociais, o ex-prefeito classificou a postura de Jerônimo Rodrigues diante de uma pergunta feita por um jornalista como “destempero” e “falta de respeito com a imprensa e com a população”. “O governador não responde, não apresenta dados, não dá explicações sobre a ponte e quando é questionado responde dessa forma, ataca a imprensa, confronta um instituto sério e mais uma vez nega a realidade”, frisou.
ACM Neto ainda acusou os governos petistas de enganarem os baianos há quase duas décadas em relação à construção da ponte. Ele citou promessas feitas pelos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa, além do próprio Jerônimo Rodrigues, sem que o projeto tenha saído do papel.
“Mentira é o que o senhor e o seu partido estão fazendo há 20 anos na Bahia. Jaques Wagner prometeu a ponte em 2009, disse que ela ficaria pronta em 2013. Rui Costa prometeu inúmeras vezes. Cada hora vocês anunciam uma data diferente. E você não foi diferente, não. Toda hora você vem com essa ladainha, dizendo o que vai fazer, e só enrola”, atacou.
Neto finalizou cobrando explicações concretas do governador sobre prazos e recursos já investidos. “Então eu pergunto: quem é que faz fake news, a Fipe, que tem credibilidade nacional, ou o seu governo, que há quase duas décadas promete o que nunca saiu do papel?”, questionou.
“Se está tão comprometido com a verdade, então governador, queremos a verdade, porque a Bahia não aguenta mais tanta enrolação. Diga aí pra gente: quando é que essa ponte vai ficar pronta de verdade? Qual é a data oficial? Quando é que as obras começam? Quanto é que já foi gasto até agora? Porque até aqui, o que nós vimos foi promessa, propaganda e enrolação por parte do PT, que governa a Bahia há 20 anos”, concluiu.
Foto: Reprodução/ Instagram