Celebrado nesta quinta-feira (1), o Dia do Trabalhador está sendo marcado por uma grande programação, que une esporte, cultura, saúde e cidadania, no Farol da Barra, em Salvador. O Governo do Estado apoiou o evento, organizado pelas centrais sindicais, com a oferta de serviços gratuitos, atividades físicas, ações educativas e shows musicais, valorizando os trabalhadores e trabalhadoras de forma ampla e participativa. A gestão estadual investiu mais de R$ 814 mil nesta iniciativa, que contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior.
“Um dia muito especial, que representa luta, resistência e força. Aqui foram estabelecidas as políticas públicas do nosso governo, e eu, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, trouxemos para próximo da comunidade essas políticas públicas, na área da proteção às mulheres, ações da saúde, certificação da juventude, emissão da nova carteira de identidade. Nós vamos continuar lutando pela Bahia e pelos baianos”, disse Geraldo.
A tradicional Corrida dos Trabalhadores, promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), teve percursos de 3,5 e 5 quilômetros, entre o Farol da Barra e Ondina. O público também participou de um aulão de ginástica aeróbica, seguido da Caravana do Lazer, com jogos e brinquedos para crianças, realizados pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).
As secretarias e órgãos públicos estaduais ofereceram diversos serviços gratuitos. Houve orientação para emissão de documentos como carteira de trabalho e agendamento para novo RG, cadastramentos de trabalhadores, vagas de emprego. Simultaneamente, o programa “Dia T” ofertou quase 3 mil vagas de emprego em Salvador e em outros 26 municípios baianos.
Outro ponto de destaque foi o estande da Secretaria da Educação (SEC), que prestou informações sobre cursos e programas executados pela pasta. “Nada mais oportuno do que estarmos aqui, nesse 1º de maio, numa data tão simbólica, em contato diretamente com o público, para poder apresentar essas ofertas, esses programas, sempre voltados para o estudante, para que ele tenha um aprendizado eficiente e importante”, destacou a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy.
Foto: Amanda Ercília/GOVBA