Mais de 4,5 mil pessoas se reuniram nas primeiras horas da manhã deste domingo (27) na meia maratona 21k Salvador, corrida de rua que conta com o apoio da Prefeitura. A prova teve início na Praça do Campo Grande com a faixa de chegada estendida na orla do bairro de Pituaçu. Diversas pessoas, do interior, da capital baiana, de outros estados e até fora do país competiram em baterias de 5 km, 10 km e 21 km.
O prefeito Bruno Reis participou da corrida e fez a prova de 10 km em menos de uma hora. Ele destacou o fortalecimento do calendário esportivo de Salvador nos últimos anos. “A gente teve a capacidade nos últimos anos de criar eventos na cidade, sejam festivos, culturais e esportivos, como esse. A Salvador 21K, um evento que nós organizamos de corrida, tem milhares de visitantes e turistas. Eventos como esse estimulam a prática de atividade física e também a nossa economia”, declarou.
De acordo com Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o evento, que está em sua primeira edição, associado a outras ações da Prefeitura, consolida Salvador como referência no cenário esportivo nacional.
“Salvador se consolidou como um verdadeiro celeiro esportivo e, nos últimos anos, temos trabalhado para colocar a cidade no topo do turismo esportivo no Brasil. Atualmente, somos a cidade que mais cresce neste segmento no país. Já realizamos a Maratona de Salvador, que está entre as 200 principais maratonas do mundo. É uma prova certificada pela Associação Baiana de Atletismo e pela Confederação Brasileira de Atletismo, reconhecida por atletas brasileiros e estrangeiros. Em um segundo momento, criamos também a Meia Maratona de Salvador: no primeiro semestre, identificamos a necessidade de oferecer uma prova de 21 km”, diz.
Organização
A 21K possui o “Permit Ouro”, certificação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que atesta a qualidade e a organização de eventos de corrida. Conta com a parceria da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e da Federação Baiana de Atletismo (FBA). É uma prova com patrocínio da maior marca de calçados esportivos brasileira, a Olympikus; além da varejista farmacêutica Drogasil e da rede de combustíveis Petrobahia.
Participaram atletas de diversos países como Estados Unidos, Argentina, Áustria, Guiana Francesa, China, Itália, Paraguai e Portugal.
Foto: Betto Jr. / Secom PMS