Presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos recebe Título de Cidadã Cachoeirana

Presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos recebe Título de Cidadã Cachoeirana

“Que este momento fique gravado nos anais da Assembleia Legislativa e, sobretudo, no coração do povo cachoeirano. Que as novas gerações saibam que, em 25 de junho de 2026, a Assembleia Legislativa da Bahia veio a Cachoeira para dizer: esta cidade está no começo da nossa liberdade”. Esta afirmação foi feita pela presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos, na sessão solene que marcou a estreia oficial do Legislativo e Judiciário baianos na transferência simbólica das sedes dos poderes para Cachoeira.

Além do ineditismo, a mesma solenidade, realizada em área devidamente montada ao lado da Câmara de Vereadores de Cachoeira, também coroou com a Cidadania Cachoeirana para a presidente Ivana Bastos; ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador José Rotondano; à primeira-dama do Estado, professora Tatiana Velloso; ao procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; e ao secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.

A presidente da ALBA reverenciou a memória de Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa e as ‘anônimas’ que estiveram na resistência histórica contra o domínio português, ao expressar a emoção de, naquela sessão, também representar a primeira mulher a presidir o Parlamento baiano em 192 anos de história. “Esse fato tem um peso imenso. Cachoeira sabe o valor de abrir caminhos. A Bahia sabe o custo de romper barreiras. As mulheres sabem que cada espaço conquistado carrega o esforço de muitas que vieram antes”, descreveu Ivana.

“Meu coração se enche de gratidão, humildade e compromisso, porque ser acolhida por esta terra é também receber uma responsabilidade: seguir trabalhando pela Bahia com ainda mais dedicação, respeito e amor pelo nosso povo”, agradeceu a presidente da Assembleia, homenageando em sua fala, em especial, a prefeita Eliana Gonzaga, “primeira mulher negra eleita para comandar este município”, e a ex-deputada estadual e amiga Fabíola Mansur, “que tão bem representa este município”.

No final do seu discurso, a presidente Ivana Bastos convidou o presidente da Câmara Municipal, vereador Josmar Barbosa, e a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, para celebração de acordo de cooperação técnica “para fortalecer a formação, a qualificação e a troca de conhecimentos entre as nossas instituições, aproximando ainda mais o Parlamento estadual do Parlamento municipal”. Trata-se da execução do Programa Multiplicar, de capacitação de profissionais e fomento à criação de escolas do legislativo em câmaras municipais baianas, desempenhado pela Escola do Legislativo da ALBA.

Foto: Sandra Travassos/Agência ALBA

Marcado: