“Que este momento fique gravado nos anais da Assembleia Legislativa e, sobretudo, no coração do povo cachoeirano. Que as novas gerações saibam que, em 25 de junho de 2026, a Assembleia Legislativa da Bahia veio a Cachoeira para dizer: esta cidade está no começo da nossa liberdade”. Esta afirmação foi feita pela presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos, na sessão solene que marcou a estreia oficial do Legislativo e Judiciário baianos na transferência simbólica das sedes dos poderes para Cachoeira.
Além do ineditismo, a mesma solenidade, realizada em área devidamente montada ao lado da Câmara de Vereadores de Cachoeira, também coroou com a Cidadania Cachoeirana para a presidente Ivana Bastos; ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador José Rotondano; à primeira-dama do Estado, professora Tatiana Velloso; ao procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; e ao secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.
A presidente da ALBA reverenciou a memória de Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa e as ‘anônimas’ que estiveram na resistência histórica contra o domínio português, ao expressar a emoção de, naquela sessão, também representar a primeira mulher a presidir o Parlamento baiano em 192 anos de história. “Esse fato tem um peso imenso. Cachoeira sabe o valor de abrir caminhos. A Bahia sabe o custo de romper barreiras. As mulheres sabem que cada espaço conquistado carrega o esforço de muitas que vieram antes”, descreveu Ivana.
“Meu coração se enche de gratidão, humildade e compromisso, porque ser acolhida por esta terra é também receber uma responsabilidade: seguir trabalhando pela Bahia com ainda mais dedicação, respeito e amor pelo nosso povo”, agradeceu a presidente da Assembleia, homenageando em sua fala, em especial, a prefeita Eliana Gonzaga, “primeira mulher negra eleita para comandar este município”, e a ex-deputada estadual e amiga Fabíola Mansur, “que tão bem representa este município”.
No final do seu discurso, a presidente Ivana Bastos convidou o presidente da Câmara Municipal, vereador Josmar Barbosa, e a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, para celebração de acordo de cooperação técnica “para fortalecer a formação, a qualificação e a troca de conhecimentos entre as nossas instituições, aproximando ainda mais o Parlamento estadual do Parlamento municipal”. Trata-se da execução do Programa Multiplicar, de capacitação de profissionais e fomento à criação de escolas do legislativo em câmaras municipais baianas, desempenhado pela Escola do Legislativo da ALBA.
Foto: Sandra Travassos/Agência ALBA








