Ex-prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto recebe a Comenda 2 de Julho

Ex-prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto é homenageado com a Comenda 2 de Julho

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) outorgou ao ex-prefeito das cidades de Alagoinhas e Sátiro Dias, Joaquim Belarmino Cardoso Neto, a Comenda 2 de Julho. A mais alta honraria do Parlamento baiano foi entregue ao médico e ex-gestor em uma concorrida sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira (24), no Plenário Orlando Spínola.

A homenagem foi proposta na ALBA pelo deputado Alex da Piatã (PSD). O legislador, em seu discurso na tribuna, disse que Joaquim Neto é um grande médico que muito andou pela Bahia atendendo pessoas. “Ele não se contentou apenas com a medicina, foi esse contato com a população que despertou nele a intenção de se tornar um influente político no nosso Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano”, relatou.

Alex da Piatã justificou a concessão da honraria ao ex-prefeito de Sátiro Dias e de Alagoinhas. “Essa honraria é outorgada pelo homem público político que Joaquim Neto foi e continua sendo. A Comenda 2 de Julho é um símbolo de reconhecimento a figuras, como Joaquim Neto, que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado”, contextualizou.

O parlamentar ainda destacou a trajetória política e profissional do homenageado, marcada pela dedicação à medicina e à gestão pública. “Não poderia deixar de homenagear você que tanto lutou e luta pelo nosso Estado. Além de médico, prefeito e político, é torcedor do Atlético de Alagoinhas, uma das paixões de sua vida. Essa é uma justa homenagem que prestamos aqui na ALBA. Foi uma proposição nossa, mas quem lhe presta homenagem são os 15 milhões de baianos que colocaram os 63 deputados nesta Casa. Porque foi uma honraria aprovada por unanimidade. Isso tudo é reflexo das suas contribuições, por tudo que tem prestado e continua prestando à nossa Bahia”, elencou Alex da Piatã.

Joaquim Neto, por sua vez, agradeceu ao deputado Alex da Piatã, à sua esposa e deputada Ludmilla Fiscina (PV) e a toda a ALBA pela concessão da Comenda 2 de Julho. “Meu sentimento é de muita emoção por estar recebendo esta honraria. Agradeço a cada um dos 63 parlamentares que aprovaram a outorga desta mais alta honraria”, externou.

O ex-prefeito de Sátiro Dias e Alagoinhas também agradeceu a todos que fizeram parte da sua caminhada e estavam presentes à solenidade. “Vejo aqui muitos amigos, colegas médicos, políticos, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas da nossa região. Fico muito feliz por estarem aqui. Todos vocês foram muito importantes na minha caminhada”, agradeceu Joaquim Neto.

Emocionada, a deputada Ludmilla Fiscina manifestou sua alegria por participar da solenidade para entrega da honraria ao seu companheiro de vida. “Esse é um momento muito especial, meu coração pulsa de emoção. Joaquim Neto é um homem que fez Medicina, decidiu ser cirurgião para salvar vidas, obstetra para trazer crianças ao mundo, reumatologista para atender também pessoas idosas. Ele usa a Medicina para realmente salvar vidas. Isso é algo que nos contagia, nos arrepia. Na política não é diferente. As urnas não mentem. Foi prefeito durante cinco vezes em cidades diferentes”, destacou a legisladora em seu discurso.

A história de vida de Joaquim Neto foi elogiada também pelo atual prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, que sucedeu o político na gestão municipal. “Esta é uma justa homenagem que a Assembleia Legislativa faz ao conceder a Comenda 2 de Julho a Joaquim Neto. Alagoinhas está aqui presente e se sente prestigiada por esta homenagem. Ele é uma pessoa que sempre atendeu o povo e nunca cobrou uma consulta médica em sua vida”, recordou.

O deputado Otto Alencar Filho (PSD) também fez uso da palavra e parabenizou Joaquim Neto por ter sido agraciado com a mais alta honraria do Parlamento baiano. “Você agora faz parte de um seleto grupo. Você honra essa Comenda pelo histórico de vida política e profissional. Você é um amigo que tem uma história ilibada, gosta de fazer o bem às pessoas”, enfatizou.

Além dos oradores mencionados, a mesa de honra foi composta por autoridades e convidados como Emília Chagas Cardoso, mãe do homenageado; Jonival Lucas, chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), representando o governador Jerônimo Rodrigues; a procuradora-geral de Justiça Adjunta do Ministério Público da Bahia, Norma Cavalcanti, representando o procurador-geral de Justiça Pedro Maia; o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva; o presidente da Câmara de Alagoinhas, vereador Cleto da Banana; o padre Adriano Barreto, da Paróquia de Nossa Senhora da Guia em Alagoinhas; o prefeito de Aramari, Tonho Cardoso; o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar em Alagoinhas, coronel João Oliveira Martins; a 1ª vice-presidente da ALBA, deputada Fátima Nunes; o prefeito de Olindina, Luiz Alberto; Ronaldo Santana, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA); o doutor advogado Vagner, representando a Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA); e o deputado Radiovaldo Costa (PT).

Foto: Neusa Costa Menezes/Agência ALBA

Marcado: