O Partido dos Trabalhadores (PT) celebrou 46 anos de fundação destacando sua trajetória de lutas sociais, inclusão e fortalecimento da democracia no Brasil. Em manifestação alusiva à data, o sindicalista e pré-candidato a deputado federal, Luiz Carlos Suíca, ressaltou o papel histórico do partido nas transformações sociais promovidas ao longo das últimas décadas, especialmente durante os governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele participou, nesta quinta-feira (5), da abertura do evento, que se estende até sábado (7) no Hotel Fiesta, em Salvador.
Para Suíca, o PT representa um marco na história política do país. “São 46 anos de luta, 46 anos de transformação na vida do povo brasileiro”, afirmou. Segundo ele, os governos petistas foram responsáveis por políticas públicas que mudaram a realidade de milhões de brasileiros, sobretudo das camadas mais vulneráveis da população.
Entre as principais conquistas destacadas estão a ampliação do acesso ao ensino superior, a geração de empregos, o combate à fome e à pobreza extrema e a valorização das políticas sociais. “Foi o PT que colocou pobres, pretos e pretas na universidade, que gerou emprego, recuperou a dignidade das pessoas e tirou o país da miséria”, disse.
O pré-candidato também enfatizou o compromisso histórico do partido com os trabalhadores urbanos e rurais, com as mulheres, a população negra e os idosos. “O Partido dos Trabalhadores é essa ferramenta que continua transformando vidas, garantindo oportunidades e cuidando de quem construiu esse país”, declarou.
Suíca também reforçou apoio à continuidade do projeto político liderado por Lula e defendeu a reeleição do presidente. “Estaremos nas fileiras para reeleger o presidente Lula, o melhor presidente que esse país já teve”, afirmou, ao criticar setores do Congresso Nacional que, segundo ele, atuam contra os interesses da população mais pobre.
No cenário estadual, o sindicalista também defendeu a manutenção do projeto político do PT na Bahia, com o fortalecimento do governo estadual e da base aliada. “Precisamos continuar fortalecendo a democracia e o projeto popular que governa a Bahia. Vamos trabalhar para reeleger o governador Jerônimo e o senador Wagner, e eleger o nosso ministro Rui Costa senador da República”, destacou.
Foto: Divulgação








