Corpo de Alan Sanches será velado na ALBA; enterro será neste domingo (18) no Jardim da Saudade, em Salvador

Corpo de Alan Sanches será velado na ALBA; Sepultado será neste domingo (18) no Jardim da Saudade, em Salvador

Provocou comoção em toda a comunidade da Assembleia Legislativa da Bahia o falecimento precoce do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante, no final da manhã deste sábado (17), em sua residência. A presidente da Casa, Ivana Bastos, decretou luto oficial de três dias e afirmou que a Bahia está enlutada diante da grande perda para a política baiana e brasileira.

O velório ocorre a partir das 17h deste sábado, no Salão Nobre da Assembleia, restrito a familiares e amigos. A missa de corpo presente será celebrada neste domingo (18), às 9h, também na Assembleia. O sepultamento está marcado para as 14h, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas.

Alan Sanches exercia o seu quarto mandato como deputado estadual. Ele foi eleito pela primeira vez para o parlamento em 2011, após iniciar sua trajetória política como vereador de Salvador, em 2005. Reeleito para a Câmara Municipal, não concluiu o segundo mandato, renunciando para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa. Médico formado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Alan tinha como parceiro político o filho, Duda Sanches, vereador da capital.

Luto e pesar

Diversas manifestações de pesar marcaram o dia entre parlamentares, vereadores e lideranças políticas de toda a Bahia, chocados com a interrupção de sua vida em pleno vigor. Na última quinta-feira (15), o deputado participou da tradicional Lavagem do Bonfim, como fazia habitualmente, percorrendo todo o trajeto até o adro da igreja.

As condolências dirigidas à família foram suprapartidárias, reflexo de seu estilo urbano e respeitoso de fazer política, marcado pelo diálogo, pelo trato cordial com adversários e pela defesa elevada dos temas de interesse da Bahia e dos baianos.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), e o partido União Brasil emitiram notas de pesar. Parlamentares, entidades representativas dos servidores da Assembleia, prefeitos e outras autoridades destacaram a humanidade, a generosidade, a alegria de viver e a dedicação absoluta ao mandato popular. Sua assiduidade e presença marcante na Casa o levaram a ser escolhido pelos jornalistas como destaque parlamentar em cinco ocasiões (2012, 2014, 2019, 2021 e 2024). Em 2022, recebeu ainda o Prêmio Rui Barbosa, concedido pela imprensa especializada, como melhor deputado da Legislatura.

A vaga deixada por Alan Sanches será ocupada pelo primeiro suplente da coligação, o ex-deputado Luciano Ribeiro, advogado, ex-prefeito de Caculé por dois mandatos e deputado estadual entre 2015 e 2019.

Foto: Divulgação/ALBA

Marcado: