Suíca afirma que o Campeonato de X1 tem mudado a realidade dos jovens da periferia de Salvador

O Centro Social Urbano (CSU de Pernambués) recebe, neste sábado (29), a partir das 13h30, o torneio “X1 da Consciência Negra”, ação que integra a agenda do Novembro Negro e conta com o apoio do pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT). A iniciativa reúne jogadores locais em duelos individuais de futebol, buscando promover o esporte e fortalecer o pertencimento comunitário em um dos territórios mais tradicionais da periferia de Salvador.

Suíca destacou que incentivar modalidades populares é fundamental para aproximar o poder público da juventude periférica. “O esporte sempre esteve na minha pauta. Agora estamos com essa modalidade do X1. Essa marca do ‘X1 da Consciência Negra’ visa expandir para todo o Cabula e periferia, porque faz parte da periferia essa modalidade, que teve grande salto na pandemia”, afirmou. Ele ressaltou ainda a necessidade de investimento público para ampliar oportunidades aos jovens: “O Estado brasileiro precisa investir para atingirmos um número maior de jovens e oportunizar mais uma ferramenta para eles.”

Para os organizadores, o apoio de Suíca é visto como continuidade de uma presença histórica nas pautas sociais. “Nada mais é do que a continuidade de ações que o faz liderança reconhecida por sua atuação junto aos trabalhadores, movimentos periféricos e pautas ligadas à igualdade racial”, destacou Nadson Comunidade, um dos responsáveis pelo torneio.

A organização da ação reúne lideranças comunitárias e entidades que atuam no bairro, como Dona Lúcia Leide Lima, do CSU, Nadson Comunidade, Eduardo Azafi, o Grupo Alerta Pernambués (GAP), o Sindilimp-BA e a KL Bebidas. O evento busca estimular talentos, valorizar o protagonismo periférico e ampliar o alcance de iniciativas esportivas voltadas à juventude.

Foto: Panorama da Bahia/Divulgação

Marcado: