Samuel Júnior critica silêncio do PT sobre operação da Polícia Federal em sindicato do irmão de Lula

Samuel Júnior critica silêncio do PT sobre operação da Polícia Federal em sindicato do irmão de Lula

O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) afirmou que é constrangedor o silêncio das lideranças do PT na Bahia sobre a operação da Polícia Federal, nesta quinta-feira (9), no Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) – entidade que tem como vice-presidente o irmão do presidente Lula, Frei Chico.

O sindicato é investigado por supostos desvios e descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

“O silêncio dos petistas baianos nesse momento chega a ser constrangedor diante de um escândalo dessa gravidade. Estamos falando de um caso que envolve a estrutura sindical ligada ao próprio núcleo familiar do presidente da República”, afirmou Samuel.

Ao longo do dia foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão como parte da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), para apurar um rombo estimado em R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados em benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

Também nesta quinta, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu um habeas corpus ao presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza Filho, garantindo a ele o direito de ficar em silêncio durante depoimento na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS.

“É curioso que o ministro indicado por Lula seja justamente o que garante o silêncio de quem precisa prestar contas ao povo brasileiro”, completou o deputado.

Foto: Sandra Travassos/ALBA

Marcado: