A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) afirmou que, em Brasília, onde acontece a partir desta terça-feira (2) o julgamento dos réus na trama golpista que resultou na tentativa de anulação das eleições de 2022 e também nos atos violentos contra as sedes dos três poderes, no episódio que ficou eternizado como 8/1, a expectativa é pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com a parlamentar, “todas as comprovações, gravações, vazamentos, autodelações, levam à condenação” do ex-mandatário da República. Ela ainda frisou que a democracia no Brasil tem que ser exercida e pontuou que “se o Judiciário permitir que impunemente permaneçam crimes dessa modalidade de atentado violento ao Estado Democrático de Direito, nós teremos repetições de tentativas”.
Sobre a possibilidade de fuga, Alice Portugal contextualizou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acertou ao reforçar medidas de segurança na casa do ex-presidente. Segundo a comunista, Bolsonaro deu indícios reais de intenção de fuga, assim como fizeram seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos, e a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que segue presa na Itália.
“A deputada Carla Zambelli está foragida do Brasil e presa na Itália, o Eduardo Bolsonaro desertou do Brasil, ele é servidor concursado da Polícia Federal, ele é deputado eleito pelo Estado de São Paulo e está fora do Brasil querendo exercer o mandato, de que forma? Conspirando contra o próprio país no exterior, já deveria ter sido cassado. A mesma coisa, a Carla Zambelli, condenada, foragida, via Uruguai, deveria já ter sido cassada” reforçou.
Foto: Política em Off