O secretário de Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner, fez um detalhamento dos quatro projetos de lei enviados, na última semana, à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). As proposições estão tramitando em regime de urgência na Casa, a pedido do governador.
Durante sua explanação aos deputados estaduais, no Plenarinho, nesta quarta-feira (20), o titular da pasta falou da reestruturação das carreiras da Polícia Civil, da própria Segurança Pública e do estatuto dos policiais militares. Os projetos de lei enviados, conforme ele frisou, envolvem a ampliação de mais unidades, novos cargos e também a extinção de setores em toda a estrutura do Estado.
“Um dos projetos de leis muito importante que está em tramitação é o que aumentará o tempo de disposição dos policiais militares da reserva, que anteriormente poderiam ficar até quatro anos, prorrogados por mais dois. Podem hoje, a partir dessa proposição, se for aprovado pela Casa, permanecer seis anos, três mais três”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, o principal foco do governo estadual é propiciar a valorização e capacitação dos profissionais, o que causará impacto direto na diminuição dos índices de criminalidade, já que haverá um reforço global nas áreas de investigação, policiamento ostensivo e inteligência.
“É bom destacar que esse reforço vem após quatro concursos públicos realizados, o aumento progressivo de policiais militares e chega também antes da posse de mais 2 mil policiais militares que ingressarão até o final do ano e mais de 1.800 que ingressarão no próximo ano. Então, esses policiais se incorporarão a esses comandos regionais para fortalecer a segurança pública na Bahia”, reforçou.
Foto: Política em Off