Ex-prefeito de Ilhéus, Marão defende candidaturas ‘raíz’ e confirma articulações visando 2026

Ex-prefeito de Ilhéus, Marão defende candidaturas ‘raíz’ e confirma articulações visando 2026

Prefeito de Ilhéus por dois mandatos consecutivos (2017-2024), o médico Mário Alexandre (PSD), mais conhecido como Marão, está em vias de consolidar sua candidatura a deputado federal ou a estadual na eleição de 2026.

Em Salvador, onde participou ao lado da mãe, a ex-deputada estadual Angela Sousa (PSD) da inauguração da Galeria das Deputadas, espaço que homenageia a trajetória e a contribuição das mulheres na Assembleia Legislativa da Bahia, o ex-prefeito conversou com o Política em Off sobre suas articulações visando a eleição proporcional.

Vale lembrar que Marão teve papel decisivo na eleição de 2022 quando elegeu sua esposa, até então primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão, deputada estadual. Agora, resta saber quais serão as pretensões dos representantes do município do sul da Bahia na eleição que se avizinha. Confira a entrevista completa:

Prefeito Marão, teve um atrito com o governo na eleição de 2024 por ter lançado a ex-secretária de Educação Adélia Pinheiro (PT) candidata a prefeita de Ilhéus e o seu candidato Bento Lima (PSD) acabou ficando em terceiro lugar. Em 2026, o senhor vai caminhar com o governador Jerônimo Rodrigues, tem esse compromisso com a reeleição dele?

Nós nunca deixamos de apoiar o governo do Estado. Na história, quando Jerônimo tinha 3% e os prefeitos da região achavam que o ACM Neto ia ganhar, eu dizia ‘não, quem vai ganhar é Jerônimo’. Até porque a relação que eu tinha com o Rui [Costa], muito próxima, que era o governador Rui, e eu sempre ouvia as palavras do governador Rui. Então, eu tinha certeza que Jerônimo ia ganhar. Como eu sou um soldado do governo, sempre ajudei, sempre colaborei desde o início, e também fui muito ajudado, se você for ver na nossa cidade de Ilhéus, se você for ver os oito anos de Marão em Ilhéus, tirar tudo que foi levado para Ilhéus, Ilhéus não apresentava nada: ponte, dois hospitais, UBS, UPA, policlínica, então o trabalho que nós fizemos em conjunto foi muito grande para o desenvolvimento da nossa cidade. Então, eu jamais seria ingrato de romper a parceria que eu tenho com Jerônimo, com toda a equipe, com a nossa deputada Soane [Galvão], a deputada Angela [Sousa] desde o início, agora está recebendo uma homenagem aqui justa, três mandatos de deputado ajudando a população. Então, fico muito feliz e grato por esse apoio e esse carinho com a nossa região.

Lá na região, o cenário já está meio desenhado. Pela oposição, provavelmente, Jabes Ribeiro (PP) vem para federal. Pelo governo, Bebeto Galvão (PSB), que ainda é do seu grupo, do grupo do governo, deve disputar, tem Adélia Pinheiro (PT) também. O senhor está mais inclinado a sair candidato a deputado federal ou a estadual?

Não, a nossa vaga está, legitimamente, à reeleição de estadual porque você tem a soma dos locais onde você já abriu. Então, você tem uma relação política em toda a região, em toda a Bahia, com o pensamento para deputado estadual. Isso aí está definido porque o nosso grupo vai todo na candidatura de deputado estadual.

Mas existe uma indefinição se vai ser o senhor ou a deputada Soane?

Essa é a pergunta da Bahia, né? A gente tem procurado ver, Soane não só tem feito um excelente trabalho, foi reeleita presidente da Comissão das Mulheres, foi reeleita por unanimidade, fazendo esse trabalho de defesa, de promoção da mulher. É um trabalho importante porque nós temos essas dificuldades que estão existindo hoje com as agressões. Então, ela tem feito esse trabalho, nós temos que sentar, nós estamos sentando, inclusive, para ver como é que a gente se posiciona na nossa cidade de Ilhéus, que é a nossa base maior. Nós temos a candidatura a federal do ex-prefeito Jabes Ribeiro, temos a candidatura a federal da professora Adélia, que foi candidata a prefeita em 2024. Temos a federal de Bebeto Galvão, que também foi meu vice-prefeito.

Tem a de Leur Lomanto Júnior também né, do União Brasil?

Leur [deputado federal com mandato] não é de Ilhéus. Eu estou falando das candidaturas de pessoas da cidade. Quando a gente fala de Ilhéus, nós temos as candidaturas de Ilhéus. Soane e Marão são de Ilhéus. Leur não é de Ilhéus. Pedro Tavares [deputado estadual] não é de Ilhéus, não tem a vivência de Ilhéus. Então, nós temos a candidatura “raiz”, essa candidatura da população de Ilhéus, então essa é sempre a nossa luta para ter um representante raiz. Porque já é difícil com representante local, quanto mais com uma pessoa que vem de fora só pegar os votos e levar e depois não aparecer mais. Pelo menos lá sabe onde é que mora, né? Eu digo muito isso. Quando o deputado vai lá, pega mil votos na nossa região, quando eu falo de Ilhéus, qualquer outra região, quando a gente vai também buscar em outra região, vai lá, pega o voto e é mais difícil de você voltar.

Quando é que sai a definição?

Agora em setembro porque a gente também precisa definir o que é que a gente precisa. O nosso grupo pergunta ‘é Marão, é Soane?’.

E o partido? Você vai sair do PSD para ingressar no Avante?

A gente precisa do partido. Nós temos vários convites, inclusive, a deputada continua no PSB. Os partidos todos estão trabalhando em cima de nomes. O nosso nome, o nome de Soane é um nome que agrega ao partido, qualquer que seja o partido. Então, vamos ver qual é a melhor opção, a melhor alternativa, fazer conta, para que a gente possa manter um mandato tão importante para Bahia e para nossa região.

Foto: Divulgação/PSD

Marcado: