Jerônimo atende pedido de Antonio Henrique Júnior e cria Batalhão da Polícia Militar em Luís Eduardo Magalhães

Jerônimo atende pedido de Antonio Henrique Júnior e cria Batalhão da Polícia Militar em Luís Eduardo Magalhães

O município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, vai ganhar um Batalhão da Polícia Militar (BPM). O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues na última segunda-feira (11), durante a apresentação do pacote de reestruturação da segurança pública do Estado. A criação da unidade atende a um pedido feito pelo deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP) quando apresentou em maio de 2023 (ind. 26604/2023) ao Executivo uma indicação formal com argumentos técnicos e socioeconômicos para justificar a necessidade da medida.

O parlamentar destacou que a cidade, criada em 2000, é uma das que mais crescem no Brasil atualmente, com mais de 100 mil habitantes, a sexta maior economia da Bahia e responsável por 60% da produção de grãos do Estado. Segundo ele, o desenvolvimento acelerado trouxe também desafios para a segurança pública, como o aumento de crimes relacionados ao tráfico de drogas, roubo de cargas e conflitos agrários.

Atualmente, Luís Eduardo Magalhães é atendida pelo 85º CIPM, cuja área de cobertura equivale quase ao tamanho do Estado de Sergipe. Agora, o 27º Batalhão de Polícia Militar de LEM, como será chamado, atenderá a uma das regiões de maior migração de toda a Bahia, recebendo todos os anos milhares de pessoas dos estados vizinhos do Maranhão, Piauí, Goiás e Tocantins, que chegam à cidade em busca de trabalho.

Para Antonio Henrique, a criação do BPM é um avanço fundamental para garantir mais presença policial e agilidade no atendimento à população. “Fiz esse pedido ao governador com base em dados concretos e na realidade que conhecemos de perto através do nosso mandato. Agradeço ao governador Jerônimo por ter atendido a essa demanda e por priorizar a segurança pública no Oeste. Esse batalhão vai representar mais estrutura, mais policiamento e mais tranquilidade para quem vive e trabalha na região”, afirmou o deputado.

Foto: Agência ALBA 

Marcado: